segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FOCUS - 008 Em 17.10.2010, às 7h07

Seguidores e visitantes amigos, http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/27700/ Eu penso em vocês, afinal de contas, é assim? Vocês entram em minha casa para ficarem me ouvindo, somente? Bem, amigos, devo dos menores dos blogs, mas penso em vocês. Eu não escolho textos, simplesmente o escrito emerge, vem de dentro de mim, de fato ele vem de fora. Eu não sei, mas quando eu era criança gostafa de ficar deitada olhando as nuvens para identificar as suas formas. É verdade, que não éramos crentes, não conheciaa o livro de eclesiastes. Pois bem, olhar para nuvem não é algo tão grave assim como diz eclesiastes, e que os crentes levam a ferro e fogo, pois, se eu assim achasse não escreveria uma linha. Os escritos que faço vem commo uma nuvem a tomar forma, é verdade que não tanto como aconteceu com Elias e uma pequena mão do homem. Porque o bom da brincadeira de identificar a forma da nuvem é que a gente tem que reconhecer aa forma de uma única olhada, é assim, pois, que vem o escrito, como está sendo agora. Na verdade, eu pensava em Paulo pregando sobre o deus desconhecido. Não, não escrevo da mesma forma que paulo pregava por exemplo, que resolvia apopiar a sua pregação em cima da história, da tradição de alguém, não. Ontem estive conversando com alguém sobre o fato de se reclamar tanto de político chamarem amigos e parente quando toma posse. Afinal , quem faz diferente? Eu, há algum tempo atrás, trabalhava numa certa empresa e tinha uma amiga de nascença que havia se tornado uma "ex-amiga", que resolvera falar mal de mim sem que nem pra quê. Pois muito bem, na empresa onde eu trabalhava estava precisando de uma pessoa, mesmo sem experiência. Eu não titubeei, apresentei a minha "ex-amiga", ensinei o serviço todo para ela. Eu sei o que significa Jesus ter dito. Quando der uma festa não convite os conhecidos, convite aqueles que não podem retribuir. OU se fizer bem somente somente ao que vos amam, orai pelos que vos perseguem. Eu não era crente e nem 100% católico para seguir Bíblia ao pé da letra. Para mim, válido mesmo só isso. fazei bem mesmo a quem te tenha feito mal. Pra mim, isso é tudo. Não é porque alguém me faz mal que eu vou retribuir do mesmo jeito. Se alguém me oferecer uma comida ruim ou fria, não significa que eu vou comer. Por isso, se alguém me faz mal eu não vou me deixar intoxicar com isso. Uma vez, que fazer o bem não é uma questão de esperar uma oportunidade, como os vingadores fazem, preparo para o que me faz mal um prato apetitoso e bem decorado, na temperatura boa, nem quente demais nem fria demais, apenas normal. Quem é um inimigo? Inimigo é todo aquele que lhe prejudica intencionalmente. Sabe ammigos, eu gosto da Bíblia, mas acontece que quando eu nasci ela já assistia e eu nasci ignorante. Aliás, eu aproveito para lhes perguntar: Ignorante tem entendimento ou cria sua própria compreensão das coisas. Portanto, amigos, quanto as letras, nasci ignorante. Mas a gente aprende cedo quem é amigo e quem não é. Aquele que nos toma o bringuedo, a gente chama de amigo? E Crescemos assim, com bíblia ou sem bíblia. Portanto, o que vale para nós é a experiência. Quem nos dá permissão/acesso, chamamos de pessoa boa, quem faz o contrário a gente fica confusa, porque quem faz as mesmas coisas, pela primeira vez em nossa vida é a nossa mãe, depois irmãos, parentes, mas que nós não podemos dar nomenclatura. Então, quando finalmente passamos a entender o mínimo de relacionamento, já sabemos quem é o bom quem é o ruim. Bom é quem permite acesso, acesso aos brinquedos, as brincadeiras. Depois crescemos mais um pouco e entendemos, o valor da palavra, e aceitamos mais os que nos propicia bons sentimentos pelas palavras, mas aí, já temos sentimentos, já nos magoamos com elas. Geralmente, mesmo sem perceber aceitamos muito mais o mal que falam da gente quando vem de alguém que já conhecemos como mau, mas é das nossas relações. Bem, amigos, eu ñão sei se com você o aprendizado foi esse. Comigo foi. Então esta amiga de que me refiro, era amiga desde a infância e gostava muito de mim, porque tem as aamigas mesmo, aquelas que compartilham tudo, brinca deira, família, brinquedos, enfim. Pois é, esta minha amiga, criou uma confusão tão grande no meu trabalho que preferi pedir as contas. Pouco tempo passou consegui outro emprego. Na primeira oportunidade que teve, estando minha }}"ex" amiga desempregada, não hesitei, levei-a para trabalhar no meu novo emprego, aí ela tornou-se outra pessoa. Uma pessoa só é amiga quando ainda não teve a oportunidade de deixar de ser. a não ser que não tenha havido, desde o começo, simpatia de ambas a partes que chega a ser inexplicável. Pois muito bem. Essa palavra que está na Bíblia Teu inimigo. Esse teu você acha que é você que tem, ou alguém que tem você? Porque se alguém tem a mim como inimigo sem eu ter feito nada para ela eu sei o que fazer, atendê-la se ela tiver algum problema, como eu fiz, porque, só uma pessoa tendo você como inimiga fazem coisa contra você, mas se sua consciência está tranquila, você não tem nada a fazer de mal para ela nem em sentimento. Sentimento bom ou ruim é uma coisa que não recarrega, ele esvazia. e o mais próximo do vazio é o ruim. Acho que nem mendigo gosta de receber uma comida fria, desorganizada, mal preparada. Portanto, quem rotula alguém de ser seu inimigo, não aprendeu de criança a reconhecer em todos um possível, provável amigo. Porque, para constituir alguém como amigo, só depende de cada um de nós. Quantos pratos de comida fria, desorganizado, mal feita você já ofereceu a alguém ´por causa de algum sentimento que ele fez fluir de você? Porque oferecer um prato de comida a alguém, bem preparado, dividamente esquentado, de comida cuzida fresca, só quem come é que sabe. PARTE II Um amigo é mais do que um irmão? Sim., porque a família do seu amigo tem amor, tem afeto por você por causa da formal que você age, como você se comporta tanto com seu amigo quanto em relação a família dele. Amigo só é uma rocha que não se desprende quando a amizade é presente para a família. Qual é a família que vai gostar de alguém que se dizendo ammigo do irmão, do filho, do sobrinho em algum momento agiu como inimiago? Porque a família é uma corrente desprender toda ela fica prejudicado. O amigo é zelador de família. Não basta um cargo, não basta um empurrãozinho, uma forcinha. VocÊ sabe a história da família de Zebedeu? Amigo que se preza não faz isso, prevalecer do cargo do amigo, do filho, do irmão, etc para pedir benesses. Amigo não se zanga por ouvir um não. Amigo é coisa pra se guardar... Desculpe, amigo é para exibir. Por onde um vai o outro vai. Por onde se fizer conecido outro se fará. Amigo é o princípe, como o filho do rei. Se o rei não se envergonhar do príncipe, também o amigo não tem do que se envergonhar do amigo. O amigo é a coroa do rei. O hamã não era amigo do rei, ele só queria se vestir de rei nem que fosse por um dia. O verdadeiro amigo do rei era Mardoqueu porque tudo de mais valioso que um amigo deve saber fazer é preservar a vida do amigo, como fez jonatas. Até quando Jesus disse a caminho da morte. ...Os meus súditos lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus... Porque na Bíblia, os reis suscitam amor? Amigo é o talento de quem Jesus falou na parábola. Quem tem amigo para escondê-lo? Amigo é para mostrar, senão, como saber de um rei sem a sua coroa. Eu amo a Bíblia,Mas eu não sei para que serve um amontoado de brasas sobre a cabeça de alguém por estar recebendo o bem. Isso me lembra o dente por dente, isso me lembra aqueles discípulos que sugeriu ao Mestre lançar fogo por algum motivo.Quando não entendo a utilidade da palavra não faço uso dela, até mesmo a palavra. Para mim, a experiência vale mais que qualquer palavra. Apesar de Jesus ter se submetido a tudo o que se submeteu só para cumprir palavras escritas de antigamente. Mas ele fez tudo, para tornar verdadeira aquilo que Deus falou através dos seus verdadeiros profetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário