quarta-feira, 7 de abril de 2010

A oração, de forma negativa ou positiva, é como uma asa delta. O sr sabe como uma asa delta funciona? Primeiro faz um esforço para ela pegar impulso, depois ela sobrevoa por algum tempo com o condutor usufruindo do resultado do esforço, é quando ele inicia movimentos até o pouso. Assim é com a oração. Só recorremos com afinco a oração por um problema muito grave que afeta a nós a pessoas muito queridas. Este é o momento que nos dedicamos, nos entregando de corpo e alma a Deus através da oração. Assim como o condutor da asa delta experimenta as sensações do começo ao fim como manejador da asa delta, assim acontece com a oração. A oração no começo a gente se dedica, ou seja; se esforça, se entrega. Mas, assim, como a asa delta tem um tempo regular para tudo acontecer até o pouso, também é assim que acontece com a oração. A gente determina o tempo de sentir/saber a resposta de Deus, é a falta de fé que faz com que a execução de Deus em relação aos problemas que estamos enfrentando seja prolongada/demorada.Parece que a duração da asa delta no ar não é previamente determinada. É o mesmo com a oração. Parece que a asa delta depende do vento para definir a duração do tempo no ar. A resposta de Deus para o orador depende do orador o estar ouvindo, estar sensível, porque oração tem a ver com sensibilidade, receptividade. Eu nunca li livros sobre oração, nunca fiz estudo bíblico sobre oração, o que sei de oração foi praticando, como o praticante de asa delta. Tem que ter preparação. E que preparação é essa? Carregar sobre si os elementos que o ajudará a cumprir a trajetória. Porque oração é uma trajetória a seguir e o que a gente deve querer, embora estejamos querendo alcançar um alvo, nada mais é que uma resposta de Deus. De fato, o que queremos quando oramos é uma comunicação de Deus, seja qual for a resposta que ele tenha a nos dar. Mas nós sabemos que uma resposta negativa àquilo que pedimos de Deus, só se dá mediante desagrado de Deus mediante nossa pessoa. Porque a resposta de Deus é para ele dizer o quanto ele se agrada de nós ou da pessoa para a qual estamos fazendo o pedido. Desde que me entendo como evangélica não me lembro de ter pedido algo para mim, quando eu era católica, não, pedia-lhe coisas, coisas pequenas, mas as respostas vinham. Quando Jesus orou por causa de Lázaro, foi pelo Lazaro ou foi por ele mesmo? Eu pedi uma coisa para Deus depois de me tornar evangélica. Pedi um emprego público, porque estava passando uma situação muito vexatória. Eu pedi. E acredite, não demorei orando, na verdade, passei algum tempo estudando apenas geografia, e as matérias a serem estudadas eram as mais diversas, mas eu só estudei geografia. Eu sei que o sr de vez em quado diz que as pessoas tem que estudar para passar em concurso. Eu não estudei as matérias só geografia, acredite ou não, eu senti a presença de um anjo no auditório da unb onde eu fiz a prova, e, acredite ou não eu passei no septuagésimo sétimo lugar e fui chamada. Oração é um recurso que só se lança mão quando realmente a nossa situação está pra lá de vexatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário